Últimas Notícias

Bahia tem risco de surto de Poliomielite


Ilhéus e municípios do sul, sudoeste e extremo-sul da Bahia estão em estado de risco do retorno da Poliomielite (paralisia infantil), segundo informações do Ministério da Saúde. Conforme o órgão, 63 cidades do estado não chegaram a vacinar, em 2017, nem metade das crianças.
Ribeira do Pombal, a 300 km de Salvador, foi o que registrou o menor índice de imunização do país em crianças menores de 1 ano, apenas 0,50%. Em Ilhéus, o índice alcançou menos de 30%.
O porcentual médio de municípios como Ipiaú, Gongogi, Santa Luzia, Itacaré, Uruçuca, Itarantim, Itororó, Arataca, Alcobaça e Gandu varia entre 32% e 46%.
A poliomielite é transmitida pelo poliovírus, que pode estar na água ou alimentos contaminados. O vírus destrói as células da medula espinhal, levando à perda de massa muscular e à paralisia. A vacinação precisa ser feita nas crianças de 2, 4 e 6 meses, com reforço aos 15 meses, e dos 4 aos 6 anos.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) diz que, por não conviver mais com a doença, as pessoas têm a falsa sensação de proteção. O órgão destaca que está montando uma estratégia para imunizar o maior número de pessoas possível.

Nenhum comentário