Brasil perde 12 leitos UTI por dia
A cada dia, cerca de 12 leitos de internação deixam de atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. Só nos últimos dois anos, mais de 8 mil unidades foram desativadas, segundo informações apuradas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
“Essa conta é a senha para distorções. Enquanto os gestores seguem fechando leitos em todo o País, milhares de brasileiros aguardam na fila do SUS para realizar cirurgia eletiva”, criticou o presidente do CFM, Carlos Vital.
Segundo ele, as informações, que revelam o impacto do mau uso das verbas disponíveis e da má gestão administrativa do Sistema, serão encaminhadas para ciência e providências ao Congresso Nacional, Ministério Público Federal (MPU) e Tribunal de Contas da União (TCU).
De acordo com os dados do CFM, nos últimos 8 anos mais de 34,2 mil leitos de internação foram fechados na rede pública. Em maio de 2010, o País dispunha de 336 mil para uso exclusivo do SUS. Em maio de 2018, o número baixou para 301 mil.
Entre as especialidades mais afetadas no período, em nível nacional, estão psiquiatria, pediatria cirúrgica, obstetrícia e cirurgia geral. Já os leitos destinados à ortopedia e traumatologia foram os únicos que tiveram aumento superior a mil leitos.
Nenhum comentário